Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Curso Noturno de Licenciatura em Química

Área do conteúdo

Outorga de grau

Contato com a coordenação

e-Mail: coord_quimica@ufc.br

WhastApp: https://wa.me/5585981446984

 

Informações importantes. Leiam com atenção!

 

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE COLAÇÕES DE GRAU

 

1- As colações de grau continuam a ocorrer de forma virtual?

Sim. As colações de grau continuam a ocorrer de forma virtual, sem solenidade. A assinatura da lista de colação de grau virtual vem sendo realizada por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. Cada concludente tem o acesso liberado exclusivamente para este fim.

 

2- Há previsão para o retorno das solenidades de colação de grau presenciais?

R – Não.

 

3- Qual é o prazo máximo previsto para o envio da documentação básica de colação de grau às Coordenações de Curso pelos alunos concludentes? Qual é o prazo máximo previsto para o envio da referida documentação à Pró-Reitoria de Graduação pelas Coordenações de Curso?

R – Até o final do ano de 2022, as colações de grau regulares continuarão a ocorrer semanalmente, às quintas-feiras. Assim, não há prazo máximo estabelecido pela Prograd para que os alunos solicitem a outorga de grau à Coordenação de Curso, tampouco prazo máximo para que as Coordenações de Curso enviem a documentação básica de colação à Prograd. Desse modo, ao integralizar a carga horária obrigatória prevista no Projeto Pedagógico do Curso – PPC, o aluno poderá enviar requerimento de outorga de grau à Coordenação de Curso com a devida documentação anexada.

 

CRONOGRAMA

COLAÇÕES DE GRAU DE JANEIRO/2023

DE 2023 02/01/23 À 20/01/23

NÃO HAVERÁ COLAÇÕES DE GRAU REGULARES ATÉ 13/01/23. Editado pelo Coordenador: Pressupõe-se que haverão as colações extemporâneas, se devidamente justificadas.

PRAZO PARA AS COORDENAÇÕES DE CURSO ENVIAREM A DOCUMENTAÇÃO BÁSICA DE COLAÇÃO DE GRAU À PROGRAD PARA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES NAS COLAÇÕES DE GRAU REGULARES A SEREM REALIZADAS NOS DIAS 24/01/23 E 26/01/23

ATÉ 23/01/23

CONVOCAÇÃO DOS ALUNOS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU REGULAR DOS DIAS 24/01/23 OU 26/01/23 (VIA E-MAIL)

24/01/23 e 26/01/23 (Editado pelo Coordenador: Deve-se ficar atento ao e-Mail nestes dias, para evitar perder a colação de grau regular.)

Em resumo

Serão incluídos nas colações de grau regulares do mês de janeiro de 2023, no dia 24/01/23 OU no dia 26/01/23, os concludentes cuja documentação básica de colação de grau, sem pendências, for enviada à Prograd até a data de 13/01/23. De fevereiro em diante, as colações de grau retornam ao seu fluxo atual, isto é, semanalmente, às quintas-feiras.

 

4 – Qual é a documentação básica de colação de grau a ser entregue pelo estudante à Coordenação de Curso?

 

R – O estudante deverá entregar na Coordenação de Curso a seguinte documentação:

  • Requerimento de outorga de grau e expedição do diploma. Quando for o caso, também é preciso entregar o Requerimento de outorga de grau extemporânea (ver Links Úteis, abaixo);
  • Documento de identidade com foto, que poderá ser um dos seguintes: carteira de identidade; carteira de trabalho e previdência social; carteira de conselho profissional; identidade funcional expedida por órgão público; passaporte; registro nacional de estrangeiro ou carteira nacional de habilitação, desde que acompanhada de cópia autenticada de documento que comprove o local de nascimento do aluno;
  • Certidão de quitação eleitoral (emitida no Tribunal Superior Eleitoral);
  • Carteira de reservista ou outro documento que comprove a quitação com o serviço militar, se o aluno for do sexo masculino (documentos que comprovam a quitação do militar: certificado de alistamento militar, nos limites de sua validade; certificado de reservista; certificado de isenção; certificado de dispensa de incorporação; outro documento comprobatório da situação militar do brasileiro, conforme estabelecido em regulamento próprio, por exemplo, carteira funcional de incorporação nas forças de segurança);
  • Documento oficial que comprove a grafia do nome do aluno, inclusive com sinais ortográficos, caso a grafia que conste no documento de identidade apresentado esteja incorreta ou desatualizada.

 

Atenção

Embora não seja necessário entregar a Certidão de Nada Consta da Biblioteca Universitária, o estudante deve se certificar de que sua situação está regular. Caso tenha materiais emprestados ou multas pendentes, não poderá colar grau.

 

5. Quais são os procedimentos para a inserção da documentação básica de colação de grau no SIGAA pela Coordenação de Curso?

 

R – Clique no link a seguir para consultar o manual da STI: https://sti.ufc.br/wp- content/uploads/2022/04/documentacao-comprobatoria-coordenacao.pdf

 

6. Em caso de necessidade de outorga de grau extemporânea, quais são as orientações? Qual documentação deve ser entregue pelo estudante à Coordenação de Curso? Qual é o prazo para realização da colação de grau extemporânea?

 

R – Considerando a necessidade de urgência, a Coordenação de Curso deverá, ao receber o pedido, providenciar imediatamente a inserção, no SIGAA, da documentação básica de colação de grau citada no item 4 e, posteriormente, enviar o requerimento de outorga de grau extemporânea e a documentação comprobatória da necessidade de outorga extemporânea ao e-mail da Divisão de Apoio Administrativo da Prograd (gabinete@prograd.ufc.br). A documentação comprobatória da necessidade de outorga de grau extemporânea, conforme cada caso, poderá ser verificada no art. 12, da Portaria n° 181/2020, 27 de janeiro de 2020.

Destaca-se, conforme art. 2º, da RESOLUÇÃO Nº 04/CEPE, DE 14 DE JULHO DE 2019, que a outorga de grau extemporânea aplica-se aos seguintes casos:

  • aprovação em concurso público ou em seleção pública cujo cargo exija o nível de graduação;
  • aprovação em processo seletivo para ingresso em programa de pós-graduação stricto sensu;tran
  • sferência de ofício de servidor público federal civil ou militar;
  • aprovação em concurso público ou em seleção pública em cuja prova de títulos a graduação seja considerada como pontuação;
  • término da vigência de bolsa vinculada ao Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G); e
  • iminência de expiração de visto de aluno estrangeiro.

Após o envio de toda a documentação, a PROGRAD trabalhará para atender a solicitação o mais breve possível. Nesses casos, a previsão é de que todo o processo seja finalizado em até 24 horas. Destaca-se que a efetiva outorga do grau ocorre apenas após a assinatura dos documentos da colação de grau pelo Reitor.

 

7.  Ao que mais a Coordenação do Curso deve estar atenta no que se refere aos procedimentos de outorga de grau?

 

R – À atualização dos dados pessoais dos discentes no SIGAA, conforme indicado no REQUERIMENTO DE OUTORGA DE GRAU E EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA 1ª VIA (download disponível no Links Úteis, abaixo), bem como aos corretos registros envolvendo a situação do aluno perante o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade.

 

8. Diploma Digital

 

R – Será disponibilizado o Diploma Digital para todos os estudantes que colaram grau a partir de janeiro de 2022.

Após a Colação de Grau Virtual, o Diploma Digital é registrado, gerado e assinado pelo(a) Chefe da Seção de Diplomas, pelo(a) Diretor(a) da Unidade Acadêmica e pelo(a) Reitor.  A funcionalidade para emissão do Diploma Digital ficará disponível para o aluno no Portal do Discente/SIGAA somente após finalização do processo de assinatura por todos os gestores citados acima. Depois de completamente assinado, o Diploma Digital poderá ser visualizado e impresso pelo próprio egresso a partir do seguinte caminho: Portal do Discente/SIGAA>> Ensino >> Diploma Digital. O Diploma contará com um código QR (QR CODE) para a verificação da autenticidade.

 

LINKS ÚTEIS

Acessar Ir para o topo