gov.br

Curso Noturno de Licenciatura em Química

Perguntas Frequentes

Algumas dúvidas foram surgindo e vou enviando por aqui para ajudá-los. A principal é sobre como escolher as disciplinas.

1. Devo enviar o plano?

Se você irá começar o 10º semestre de curso em 2022.2, sim. A cada semestre que um aluno alcançar o 10º semestre, será impedido de realizar a matrícula e terá que fazer o plano de estudos como agora. NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA, pois são muitos discentes para atender e o período da matrícula é muito curto.

2. Como devo escolher as disciplinas em cada semestre?

Na planilha de horários, os semestres ímpares 1, 3, 5, 7 e 9 correspondem às disciplinas ofertadas no 1º semestre do ano, enquanto os semestres pares 2, 4, 6 e 8 correspondem aquelas ofertadas no 2º semestre de cada ano. Isso não pode ser alterado, devendo ser seguido com muito critério, pois não há garantia de oferta fora dos semestres indicados.

3. Devo preencher apenas o próximo semestre?

Não. Deve preencher todos os semestres até alcançar a provável conclusão do curso.

4. Qual a carga horária devo escolher por semestre?

A máxima possível, mas para 2022.2, o mínimo deve ser 192 horas, e a partir daí, o mínimo deve ser 233 horas.

5. O que faço se não houver disciplinas obrigatórias suficientes para cumprir a carga horária mínima?

Informe que a carga horária restante será completada com disciplina optativas ou optativas livres.

6. Posso usar disciplinas equivalentes?

Não. As equivalentes não devem ser usadas porque não sabemos se serão ofertadas. Entretanto, se surgir uma disciplina equivalente, ela pode ser usada no momento da matrícula, em substituição a outra presente no plano, sem prejuízo. A carga horária mínima a cada semestre ainda precisará ser respeitada.

7. Não há nenhuma disciplina disponível em um dos semestres. E agora?

Diga que preencherá a carga horária com disciplinas optativas ou optativas livres. Aproveite a folga para fazer atividades complementares.